terça-feira, 17 de agosto de 2010

Como conservar peças acrílicas

Pode ser um material belo e delicado, que apesar de sua semelhança não é um plástico comum, se parecendo mais a um cristal. Relacionamos abaixo algumas dicas de como conservar o material, restaurar o seu brilho e eliminar riscos.

  • Como limpar peças e chapas em acrílico :
Deve-se limpar com um espanador de pó e, caso necessário, use um pano umedecido ou lave as peças com água e sabão neutro para a eliminação de sujeitas.

Evite o uso de substâncias abrasivas como sapólio ou solventes como álcool ou tíner que danificam o produto.


  • Como restaurar o brilho ou eliminar pequenos riscos :
Para restaurar o brilho ou eliminar pequenos riscos no objeto deve-se polir manualmente o local com panos limpos e macios impregnados com polidores para móveis ou específicas para plásticos. O polimento também consegue retirar com muito mais facilidade as sujeiras, como graxa, manchas e outras substâncias oleosas.

  • O que NÃO fazer ou utilizar para limpar o acrílico :
*Em hipótese alguma se deve utilizar na limpeza esponjas ásperas, muito menos de aço.

* É comum as pessoas passarem nas peças um pano já utilizado em outros objetos, porém, isto deve ser evitado porque a poeira agarrada no tecido também risca o acrílico.

* Substâncias abrasivas como sapólio ou solventes como álcool ou tíner que danificam o produto.


  • Como eliminar riscos mais profundos :

Para eliminar riscos mais profundos procure uma empresa especializada em acrílico, pois possuem conhecimento e recursos necessários para o polimento industrial.


Caso queira tentar o primeiro passo é lixar o local danificado com uma lixa fina nº 180, e em seguida polir a área com discos de pano acoplado a uma politriz de alta rotação. O acabamento final também deve ser dado com discos de tecido conectados à politriz, e em ambos os casos, uma massa para polimento é aplicada nos discos para ajudar na recuperação do brilho do acrílico.



Fonte : http://www.indac.org.br/

Loja Virtual : http://www.coisasecia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário