Atualmente muito se fala em construções verdes. Mas afinal, qual é o seu diferencial? De acordo com Chris Hsieh, especialista e consultor em iniciativas verdes e ambientais, incluindo programas como LEED, esse tipo de projeto, chamado de Green Building, precisa integrar várias características como, por exemplo, economia de energia, mínimo impacto ambiental entre outras soluções.
Para regulamentar essas construções foi criado o LEED - abreviatura de Leadership in Energy and Environmental Design - que é um sistema de avaliação. O LEED é uma referência reconhecida internacionalmente para o projeto, a construção e a operação de prédios sustentáveis de alto desempenho energético. Esse critério de avaliação é adotado pelo Green Building Council do Brasil e outros conselhos espalhados pelo mundo.
A abordagem do LEED para a sustentabilidade abrange o prédio como um todo, reconhecendo o desempenho em seis áreas fundamentais: local sustentável, eficiência da água, energia e atmosfera, materiais e recurso, qualidade interna do ar e inovação de projeto.
Além de engenheiros e arquitetos pensarem em novas possibilidades de construção, eles também precisam estudar a escolha de materiais. E é nesse caso, que o acrílico ganha enorme destaque. "O acrílico ainda é pouco usado pelos arquitetos no Brasil, mas na Europa e EUA ele já está no topo da escolha para um projeto verde. Isso porque além de ser um material com alta durabilidade e reciclável, ele pode ser usado para projetos de iluminação zenital", explica Danilo Trevisan, consultor e especialista em acrílico. Ainda segundo Trevisan, hoje existe placa de acrílico que absorve 97% dos raios ultravioletas do sol, o que ajuda a proteger a saúde das pessoas que transitam por esses locais, além de aumentar a vida útil de móveis e outros produtos. "Outra vantagem oferecida pelas coberturas feitas com essa placa de acrílico é o conforto térmico. Ao barrar a passagem dos raios nocivos à saúde ela evita t ambém o aquecimento dos locais protegidos em até 8º C. Tal vantagem agrega ainda a redução de energia gasta com sistemas de ar-condicionado", explica.
É importante ressaltar que hoje, conforme dados do Green Building Council do Brasil, o número de empreendimentos registrados junto ao USGBC para obterem a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) cresce exponencialmente, e o movimento da construção sustentável já faz parte da agenda mundial. Hoje são mais de 200 empreendimentos em certificação em 16 estados e no Distrito Federal no Brasil, devendo ultrapassar os 300 empreendimentos até o fim do ano. "É importante que o arquiteto e o engenheiro civil conheçam novos materiais como o acrílico, por exemplo, só assim ele poderá conseguir uma certificação mais facilmente", diz o Eng.º Marcos Casado - Gerente Técnico LEED - Green Building.
A durabilidade do Acrílico
Além de ser um material com alta pontuação para projetos de Green Building, o acrílico é um plástico nobre com alta durabilidade. "O volume de peças em acrílico produzidas é muito maior que o encontrado em descartes. Isso acontece porque tudo que é produzido tem uma grande durabilidade e caso vire sucata, é 100% reciclável", conta o presidente do INDAC, Instituto Nacional de Desenvolvimento do Acrílico, Fábio Fiasco. "Outra vantagem, de acordo com o presidente, é que as plantas industriais que produzem as chapas tem pouco impacto na poluição. "Até mesmo em sua fabricação o acrílico é sustentável", conclui.
Fonte - Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário